sexta-feira, 17 de junho de 2016

#Day 9

Após mais alguns testes realizados para iniciarmos os processos finais de montagem, tivemos mais alguns pequenos problemas, que ocorreram em virtude de conflitos entre os motores e os led's. Isto se deve ao fato de que, os motores utilizam algumas portas digitais específicas. Ao ligar alguns dos led's, os motores acabavam sendo desligados.

Outro impasse que tivemos foi a baixa quantidade de carga que as pilhas estavam fornecendo, devido ao uso intenso nos últimos dias, nos quais testamos exaustivamente os circuitos para garantir que tudo estivesse funcionando perfeitamente. Devido ao curto período de tempo que restava, alternativamente, utilizamos uma fonte de laboratório que foi disponibilizada para uso. Uma fonte transforma a corrente alternada, que está presente nas tomadas, para corrente contínua, que é necessária para circuitos eletrônicos. Maiores informações e detalhamentos técnicos sobre esses tipos de correntes, você caro leitor, pode conferir no #Day 6, clicando aqui. As fontes estão presentes em diversas situações do cotidiano, por exemplo, ao carregarmos nossos aparelhos celulares, ao utilizarmos um computador ou notebook, entre outros.

Uma fonte de laboratório permite que a tensão e a corrente possam ser ajustadas, sendo ideal para testes.

Imagem ilustrativa.
Abaixo, iremos conferir como é o funcionamento e quais são os principais componentes de uma fonte de tensão variável.

Ela é composta basicamente por: um transformador, um retificador, um filtro e um sistema de regulagem.

O transformador tem como função diminuir a tensão de entrada, (110 V ou 220 V) para uma tensão menor (12 V, 15 V, entre outras).

A princípio, um transformador consiste em uma peça de ferro, (núcleo) com duas bobinas que possuem uma determinada quantidade de voltas. Utilizaremos como exemplo, um transformador capaz de transformar 220 V em 15 V. Em sua entrada, passará os 220 V em uma bobina de 220 voltas. Nesta mesma peça de ferro, passará outra bobina com 15 voltas, a qual dará como saída 15 V. É possível também, inverter esta situação, e então o transformador também conseguirá transformar 15 V em 220 V.

Princípio de funcionamento de um transformador.


O retificador é composto por dois diodos. Estes serão responsáveis pela transformação da corrente alternada para corrente contínua.

O capacitor é responsável por filtrar a corrente. Ele deverá ter um grande valor, pois quanto maior o valor deste, mais eficiente é sua filtragem.

Há também, o circuito de regulagem e controle, composto por um transistor de potencia, um potenciômetro e um zener.

O diodo zener fornece a limitação do valor maior da saída que a fonte alcança.

Este diodo é ligado ao potenciômetro, que serve para o ajuste externo da tensão desejada.

Um potenciômetro possui resistência ajustável. Ele têm três terminais, no qual o do meio é o ajustável. Se utilizados os três terminais, ele atua como um divisor de tensão.


A tensão de referência na base dos transistores é determinada ao ajustarmos o potenciômetro, sendo assim, é determinada também a tensão que deve ser aplicada na saída.

O transistor de potência é o elemento que controla a corrente principal, a partir da referência dada pelo potenciômetro e diodo zener.

Por fim, uma fonte possui também um (ou alguns) fusíveis de proteção adicional, um voltímetro e um amperímetro (no caso das fontes que também permitem ajustar a corrente).

Circuito de uma fonte de tensão variável 0-12V x 1A

Obs.: Há diversas formas de se montar um circuito de uma fonte de tensão variável. O circuito acima é simples, e é de uma fonte que consegue fornecer de 0V a 12V e 1A de corrente contínua. Existem circuitos mais complexos, e que podem fornecer outros valores de tensão e corrente de maior ou menor intensidade. Maiores detalhes deste circuito podem ser obtidos em: http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/artigos/54-dicas/5694-art738.html


Abaixo, encontra-se o link para a galeria, a qual possui o vídeo do #Day 9, e todos os vídeos dos dias anteriores.


Confira aqui o vídeo: #Day 9!




←  Anterior Proxima → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário